Neurologia

15 de março de 2012

A Fisioterapia e a síndrome de Down

A avaliação inicial da criança com Síndrome de Down deve ser holística, sendo importante estar alerta aos problemas associados à síndrome, tais como hipotonia, redução da força muscular, hipermobilidade articular, pés planos, escoliose, alterações respiratórias, instabilidade atlânto-axial, doença cardíaca congênita, deficiências visual e auditiva, presença de doenças convulsivas. Com esses dados, o fisioterapeuta é capaz de analisar as necessidades de cada criança e de sua família, planejando orientações e intervenções apropriadas para cada situação.




O principal objetivo da fisioterapia é criar condições para explorar o potencial motor da criança, direcionando-a nas sucessivas etapas do desenvolvimento motor e auxiliá-la na aquisição de padrões essenciais e fundamentais do desenvolvimento, preparando-a para uma atividade motora subseqüente mais complexa. Os objetivos específicos são determinados de acordo com a faixa etária ou fase do desenvolvimento. Para alcançar esses objetivos são utilizados métodos que propiciarão maior independência, autoconfiança e ampliação da relação com o meio ambiente.

O objetivo da fisioterapia não é tentar igualar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança com síndrome de Down ao de uma criança comum nem exigir da criança além do que ela é capaz, mas auxiliá-la a alcançar as etapas desse desenvolvimento da forma mais adequada possível, buscando a funcionalidade na realização das atividades diárias e na resolução de problemas.

A estimulação bem estruturada pode promover o desenvolvimento da criança, minimizando suas dificuldades e evidenciando a possibilidade de melhores respostas à experiência e adaptação a condições mutantes e a estímulos repetidos. A estimulação adequada torna consciente pra a criança os gestos da vida diária.

Os primeiros meses de vida são fundamentais para a estruturação de nossas potencialidades: as primeiras expressões do bebê são essencialmente motoras grande variedade de pequenos movimentos que fazem parte de um sistema complexo e organizado que irá influenciar no seu bem-estar, presente e futuro. Os primeiros movimentos são reflexos, porém, durante o seu desenvolvimento, a criança os refinará e os tornará mais precisos, reunindo todas as sensações motoras para chegar a gestos globais, tais como erguer a cabeça, sentar-se e ficar em pé.

A criança necessita de pré-requisitos para conseguir passar adequadamente para etapa seguinte do desenvolvimento neuropsicomotor, não se deve tentar pular fases para adiantar o processo, até mesmo porque a criança terá apenas prejuízos. De que adianta andar precocemente se ela é incapaz de se equilibrar ou manipular objetos de forma ordenada? A criança necessita de segurança e controle motor para avançar em seu desenvolvimento.

É importante ressaltar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, que deve ser percebido e respeitado. A deficiência não determina como será o desenvolvimento de ninguém. Cada síndrome tem suas próprias características e cada criança as apresentará de forma diferente. O que importa é respeitar a individualidade da criança e determinar a linha de tratamento a partir disso.

O Conceito Neuroevolutivo Bobath é um dos mais adequados ao tratamento das crianças com Síndrome de Down por estar de acordo com os objetivos do trabalho realizado com bebês. O trabalho de correção postural é realizado com crianças e adolescentes através de métodos ortopédicos e de reeducação postural global, como Iso-stretching e RPG.

http://www.apsdown.com.br/?p=226



Comentários ()

23 de setembro de 2017 às 21:06

giants jersey disse:

Thank you so much for providing individuals with an exceptionally pleasant possiblity to discover important secrets from this site. It really is very amazing and as well , jam-packed with a good time for me and my office peers to search your web site at a minimum 3 times in 7 days to see the fresh guides you have. And definitely, we're always fulfilled concerning the effective tactics you give. Certain 2 points in this article are unquestionably the most suitable we have ever had.
21 de setembro de 2017 às 05:04

coach outlet disse:

I want to voice my passion for your kindness supporting those people who must have help on in this niche. Your personal dedication to getting the solution all through turned out to be definitely important and have constantly encouraged folks much like me to realize their desired goals. Your personal informative information means this much a person like me and still more to my fellow workers. Regards; from everyone of us.
16 de setembro de 2017 às 16:05

mont blanc pens disse:

I precisely wanted to thank you very much again. I'm not certain what I could possibly have achieved without the solutions revealed by you on such concern. It had become the terrifying case in my circumstances, but taking note of a new well-written manner you managed the issue took me to jump for happiness. I'm just grateful for your guidance and then hope you realize what a great job you were undertaking training people with the aid of your blog post. I am sure you have never encountered any of us.
14 de julho de 2012 às 16:45

francis junior da silva pimentel disse:

somos estudante fisioterapia nos temos direito de ganhar bom salario estudano 4 anos gastamos nos recuperar nossos gasto nose temos ganhar bem 4,650reias cracas deus foi aprovado


Deixe seu comentário

Seu Nome:

Seu Email:




Leia mais

Paraplégico volta a andar utilizando transmissor Bluetooth



Cientistas conseguem "desligar" cromossomo da síndrome de Down

Cientistas da Universidade de Massachusetts conseguiram silenciar o cromossomo extra da trissomia 21, também conhecida como síndrome de Down. Os cientistas fizeram o estudo em células, mas acreditam que a descoberta pode pavimentar o caminho para estabelecer terapias potenciais contra o mal. O estudo foi divulgado na revista Nature.

Pesquisa da USP cria técnica que reduz enxaqueca com fisioterapia

Fisioterapia na região do pescoço ajuda a amenizar sintomas da doença.
Foco são mulheres com restrições a remédios, como gestantes.




a Fisioterapeuta .com
Tendências da profissão de Fisioterapia. Debates e comentários sobre teorias, salários, especializações, vagas, empregos, concursos e muito mais
Projetado por Ronnan del Rey