Profissão

01 de setembro de 2011

CREFITO-10 notificará a Rede Globo

"um médico apresenta um enfermeiro como o responsável pela realização do atendimento fisioterapêutico em uma criança e este enfermeiro ao ser questionado se estaria habilitado a realizar tais procedimentos, afirma que sim, pois já havia realizado curso técnico de fisioterapia e trabalhado em uma clínica de fisioterapia, entre outras lamentáveis e levianas barbáries da cena."


O CREFITO-10 vale-se do presente para manifestar repúdio à cena veiculada pela Rede Globo de Televisão no capítulo do dia 31/08/2011 da Novela “Morde e Assopra”, quando um médico apresenta um enfermeiro como o responsável pela realização do atendimento fisioterapêutico em uma criança e este enfermeiro ao ser questionado se estaria habilitado a realizar tais procedimentos, afirma que sim, pois já havia realizado curso técnico de fisioterapia e trabalhado em uma clínica de fisioterapia, entre outras lamentáveis e levianas barbáries da cena.

A fisioterapia é uma profissão de nível superior regulamentada por lei, Decreto-Lei 938/1969, e seu exercício é exclusivo dos profissionais graduados em curso superior de fisioterapia e inscritos no Conselho Regional com jurisdição sobre o Estado de sua atuação, Lei 6316 /1975.

A veiculação destas cenas irresponsáveis na referida novela, transmitem informações equivocadas aos cidadãos a respeito de sua SAÚDE, o que é lamentável.

O CREFITO-10 pautado no compromisso de zelar pela integridade do cidadão impedindo que pessoas não habilitadas exerçam as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, notificará a emissora responsável pela cena a fim que esta preste os devidos esclarecimentos aos telespectadores alertando para o risco de submeter-se a um tratamento de saúde através de profissional que não possua a devida habilitação para tal.

Cientificaremos também os Conselhos de Enfermagem e Medicina, pois a cena fatídica transmite à população a idéia que estes profissionais estariam aptos a exercer a profissão de Fisioterapia, o que é uma inverdade.

http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=837



Comentários ()

26 de setembro de 2017 às 22:37

michael kors uk disse:

I truly wanted to construct a note in order to say thanks to you for these superb points you are giving here. My prolonged internet investigation has finally been recognized with extremely good strategies to share with my family and friends. I would tell you that most of us site visitors are unquestionably fortunate to dwell in a fine place with so many marvellous individuals with very beneficial things. I feel somewhat happy to have come across your web page and look forward to tons of more fun moments reading here. Thanks once more for all the details.
23 de setembro de 2017 às 06:52

new york knicks jersey disse:

Thank you for your own effort on this site. My daughter takes pleasure in engaging in investigation and it is obvious why. My partner and i notice all regarding the compelling mode you make efficient guidance through your blog and even boost contribution from website visitors about this issue then our favorite girl is without question studying a great deal. Have fun with the rest of the year. You're performing a remarkable job.
19 de setembro de 2017 às 09:09

ray ban sunglasses disse:

I intended to send you this very small remark to give thanks once again about the beautiful guidelines you've documented in this article. This has been quite unbelievably open-handed of people like you to provide unreservedly all that a few individuals would have offered as an electronic book to earn some bucks for themselves, particularly seeing that you might have done it if you ever wanted. The basics in addition worked like the great way to fully grasp most people have the same dream the same as mine to know a little more concerning this condition. I think there are some more fun opportunities up front for many who browse through your site.
30 de dezembro de 2016 às 02:25

KDVSLK2PugMr disse:

I’d buy these if Golden Globes — or any awards, really — were about the quality. They are not. They are about buzz, novelty, and massive lobbying on the part of the networks. All promotion this year gone to the “Boardwalk Empire.” Not surprisingly, it’s the HBO representative at the Globes. Look for it to be the Emmy contender from the network, as well. It’s not a diss toward BE, or any other show. Just that the awards do not reflect anything. Especially not Golden Globes, run by a tiny group of people easily distracted by shiny thsnss. &nbip;&nbgp;0 likes
04 de junho de 2012 às 19:02

Edelson SENA disse:

Não me causa nenhum espanto,pois que a nossa profissão ainda é muito desconhecida pela população de um modo geral. O fisioterapeuta está ligado ao futebol e a fisioterapia a reabilitação! Como mudar isso? Através de campanhas de divulgação mostrando a atuação do profissional e todas as áreas em que tem a capacidade de executar seus conhecimentos não só de forma reabilitadora como também preventiva.
22 de abril de 2012 às 14:43

adeilce Lindoso disse:

é inacreditavel é bom esses altores de novelas se informarem melhor fisioterapeuta é fisioterapeuta e não tem isso de técnico ,só podieria sr a rede globo mesmo aff
28 de março de 2012 às 12:12

Maria Aparecida disse:

Gostei Carol concordo com você!
27 de março de 2012 às 19:20

Carol disse:

Não estou aqui querendo defender Rede Globo, mas falar que nunca existiu curso tecnico de fisioterapia é um erro elevado. Não sei se vocês já pesquisaram sobre a história da fisioterapia ou pior ainda se são formados em tal profissão, deveriam saber que antes eramos técnicos da reabilitação. O erro da Globo é tão sério quanto o de profissionais da fisioterapia por não saberem de tal informação. Como poderemos mudar alguma coisa em nossa profissão se nem ao menos a conheçemos?! Se ocorrem esses tipos de erros é porque existem profissionais que o cometem. Fica a dica.
18 de novembro de 2011 às 11:42

mery terezinha disse:

Os profissionais fisioterapeutas devem se unir e realmente não aceitar que outros profissionais cumpram sua profissão, visto que são cinco anos dentro de uma faculdade. Os locais que contratam enfermeiros para fazer o serviço de Fisioterapia deve ser punido se todos fisioterapeutas juntarem e realmente exigir que isso venha a público quero ver se essa vergonha vai continuar em nosso país.
18 de novembro de 2011 às 11:42

mery terezinha disse:

Os profissionais fisioterapeutas devem se unir e realmente não aceitar que outros profissionais cumpram sua profissão, visto que são cinco anos dentro de uma faculdade. Os locais que contratam enfermeiros para fazer o serviço de Fisioterapia deve ser punido se todos fisioterapeutas juntarem e realmente exigir que isso venha a público quero ver se essa vergonha vai continuar em nosso país.
17 de novembro de 2011 às 15:02

Maria Aparecida disse:

Lembrando aos senhores que o personagem de morde assopra era um técnico em enfermagem e não enfermeiro. POIS para se tornar um enfermeiro é necessário que seja formado pela universidade ou faculdade, enfermeiros também são graduados assim como os fisioterapeutas, entendo que só o profissional de fisioterapia pode realizar esses procedimentos.
17 de novembro de 2011 às 15:02

Maria Aparecida disse:

Lembrando aos senhores que o personagem de morde assopra era um técnico em enfermagem e não enfermeiro. POIS para se tornar um enfermeiro é necessário que seja formado pela universidade ou faculdade, enfermeiros também são graduados assim como os fisioterapeutas, entendo que só o profissional de fisioterapia pode realizar esses procedimentos.
31 de outubro de 2011 às 15:52

JHON disse:

PESSOAL...
PRECISMAOS DE ALGUÉM QUE NOS REPRESENTE NAS ASSEMBLÉIAS , NAS CAMARAS , QUE FAÇAM LEIS AO NOSSO FAVOR....
SÓ ASSIM PODEREMOS EXERCER NOSSOS DIREITOS LEGAIS E CRESCERMOS EM RECONHECIMENTO E FINANCEIRAMENTE EM NOSSO PAÍS....
NOSSOS PROFISSIONAIS TEM O POTENCIAL PARA ELEGER UM REPRESENTANTE NO BRASIL...
PENSEM NISSO COM CARINHO !!!!!

ABRAÇOS Á TODOS OS COLEGAS FISIO.....
07 de outubro de 2011 às 09:16

Dyone Eliasdos Santos disse:

Engraçado como neste país não existe a mínima preocupação em informar a população sobre a seriedade da profissão do fisioterapeuta. Essa emissora, como um canal de comunicação que é, deveria se informar melhor antes de colocar no ar uma mentira, não concorda?! Já teve uma centena de pessoas procurando saber se existe curso técnico em fisioterapia, o que é péssimo para o profissional da área, que vê sua função desvalorizada em uma sociedade onde tudo é feito pra não durar....

Faço minhas as palavras da companheira Leila: Somos uma profissão séria como qualquer outra...
13 de setembro de 2011 às 20:43

adriana francisco disse:

Uau!
Não surpreendeu a rede globo ( sempre com informações incoerentes, distorcidas)! Isso é falta de conhecimento do diretor da novela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nunca existiu tecnico de fisioterapia.


11 de setembro de 2011 às 16:36

Jéssica Rossetti disse:

Nossa, era sé o que faltava.
Muita falta de informação e ainda é apresentada em rede nacional.
Agora o que os telespectadores iram pensar?? Que tem curso tecnico de fisio? Que enfermeiros pode oferecer fisoterepia homecare?

Foi muita falta de informação da parte da produção, eles tem que tomar cuidado com isso.

Fisioterapia é muito mais do que foi passado. É um ensino superior.

Fiquei chateada.
05 de setembro de 2011 às 08:54

Leila disse:

Parabéns Crefito!


Não é só a rede globo que tem essa idéia errônea de que os enfermeiros são capazes de indicar fisioterapia.
Varios locais preferem enfermeiros como chefes de setor a fisioterapeutas, sendo que não estão devidamente habilitados para a função.
Não entendo como as coisas funcionam neste país, exercer a profissão de médico ilegalmente é crime. Exercer a profissão de dentista ilegalmente é crime, mas atuar como fisioterapeuta não é?????

Somos uma profissão séria como qualquer outra.


Deixe seu comentário

Seu Nome:

Seu Email:




Leia mais

Aplicativo Android para fisioterapeutas



Dilma sanciona lei que altera o Simples Nacional

Sistema COFFITO-CREFITOs comemora mais uma conquista para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional

Fisioterapia é eficiente: saiba como identificar se está sendo bem feita

Descubra quando não está recebendo um tratamento fisioterapêutico adequado e assim reivindique todo o seu direito de ser bem atendido



a Fisioterapeuta .com
Tendências da profissão de Fisioterapia. Debates e comentários sobre teorias, salários, especializações, vagas, empregos, concursos e muito mais
Projetado por Ronnan del Rey