Pilates

19 de março de 2013

Pilates ganha cada vez mais adeptos

Na Clínica Saluspe demanda por pilates cresceu 50% neste ano em relação a 2012
Estúdios afirmam que procura pela modalidade é crescente por quem busca qualidade de vida .


Conjunto de exercícios físicos que promove o equilíbrio entre corpo e mente, e que promete aumentar a resistência física e elasticidade das pessoas, o pilates é um método muito procurado nos dias atuais. Alguns estabelecimentos confirmam um aumento na demanda de 30% a 50% neste ano, embora outros tenham sentido uma queda na procura devido à grande concorrência de locais que também oferecem a prática. Grande concorrente da musculação e uma alternativa mais prazerosa à fisioterapia convencional, o pilates demorou a ser aceito e praticado, mas agora já é bem recebido e é a atividade física preferida por homens e mulheres que, além de manter a forma, querem ganhar qualidade de vida.

Sócio-proprietário da Clínica Saluspe, clínica, que oferece pilates, fisioterapia convencional, nutrição, fonoaudiologia e psicologia no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte, Victor Quintas garante que a procura por pilates é sempre boa na clínica. "A demanda é sempre crescente, temos uma boa clientela que busca por esse tipo de exercício", destaca.

Para Quintas, a procura pelo pilates cresceu 50% neste ano com relação ao ano passado. De acordo com o sócio-proprietário, o que faz o pilates ser um exercício que tem procura constante é a maneira como a modalidade é praticada. "O pilates hoje em dia é uma alternativa para quem não quer fazer academia, para quem não gosta do clima de academias e como ele trabalha várias partes do corpo, é um exercício físico mais prazeroso para muitas pessoas", observa.

Mesmo com a oferta de diversos outros serviços na clínica, Quintas assegura que o pilates é o mais procurado no estabelecimento. "Não consigo especificar o quanto, mas a procura pelo pilates é maior do que a procura pelos outros atendimentos", afirma.

Proprietária e fisioterapeuta do Pilates Center, que funciona dentro da academia Fórmula, na Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, Renata Fontes Viana revela que tem o estúdio há 11 anos. "No início, o pilates era uma novidade, as pessoas não conheciam e vinham ao estúdio pela curiosidade", relata. "Atualmente, o mercado já mudou, as pessoas procuram o pilates e já sabem o que procuram, já têm um conhecimento", acrescenta.

Segundo Renata Viana, o pilates é muito procurado no seu estabelecimento. "Os clientes procuram muito o pilates, já que ele é uma atividade física direcionada para a parte postural, focado na respiração e uma atividade que alia corpo e mente, dando qualidade de vida", termina.

Por sua vez, o responsável pelo RF Pilates, no bairro Jardim América (região Oeste de Belo Horizonte), Herme Felipo Bordoni Caldeira, explica que a demanda pela modalidade é sazonal. "Em época de chuva, a procura diminui, até quem já é aluno deixa de fazer. Porém, no verão, com o calor, as pessoas parecem estar mais animadas e dispostas a se exercitar", destaca.

Para Caldeira, nesta época do ano, de verão e sol quente, a procura aumenta em relação aos períodos de baixa temporada. "Com calor, parece que as pessoas não querem ficar em casa e procuram fazer exercícios e a demanda aumenta 30% se comparado aos períodos de baixa demanda".


Credibilidade - Atividade recomendada até por médicos, o pilates tem maior credibilidade do que as academias de ginástica. "Muitas pessoas fazem pilates por indicação médica, a modalidade tem uma credibilidade com os médicos que os exercícios de academia não têm", comenta.

Entretanto, esse tipo de atividade não vive seu melhor momento em todos os estabelecimentos. Proprietária do Virtus Pilates, localizado em Lourdes, também na região Centro-Sul da Capital, Andréia Bernardes acredita que a procura pelo exercício aina não está aquecida. "Com relação ao ano passado, houve uma queda de cerca de 10% na demanda por pilates", diz.

Mesmo com o momento ruim, Andréia Bernardes acredita que a situação vai se modificar. "Ainda aposto em uma demanda 15% maior neste ano com relação a igual período no ano passado", anima-se. Para ela, a dedicação dos alunos, aliado a bons professores fazem a fama do pilates. "Além disto, é um exercício que tem resultados rápidos", considera.

Para a responsável pelo Harmonia Pilates, estabelecimento no bairro funcionários, também na região Centro Sul da Capital, Patrícia Ribeiro França relata que a modalidade vive de altos e baixos. "A procura pelo pilates é muito inconstante, tem época que é boa, porém tem períodos ruins", observa. Para ela, que também oferece Reeducação Postural Global (RPG) em seu estabelecimento, a demanda por pilates neste ano está abaixo do ano passado. "A procura caiu cerca de 30% neste ano com relação ao ano passado", avalia.

Para ela a concorrência atrapalha os estúdios que oferecem esses exercícios. "Atualmente existem muitos estabelecimentos que oferecem a modalidade, temos que investir na divulgação para reverter o quadro, porque o pilates é um exercício interessante para as pessoas, já que ajuda nas atividades de vida diária e não provoca lesões", conclui.

Escrito por Fabiana Ribeira no Diário do Comércio:
http://www.diariodocomercio.com.br/index.php?id=68&conteudoId=134158&edicaoId=1450

http://www.diariodocomercio.com.br/index.php?id=68&conteudoId=134158&edicaoId=1450



Comentários ()

22 de setembro de 2017 às 22:52

ecco shoes disse:

My husband and i ended up being really excited when John could complete his web research out of the ideas he acquired from your blog. It is now and again perplexing to simply possibly be handing out procedures that many many others might have been making money from. So we know we now have you to appreciate for that. All of the illustrations you've made, the straightforward website menu, the friendships you help engender - it's everything sensational, and it's making our son in addition to our family believe that this idea is interesting, and that is especially indispensable. Thanks for everything!
20 de setembro de 2017 às 17:10

oakley sunglasses wholesale disse:

Thank you so much for providing individuals with a very remarkable possiblity to read from this web site. It really is so sweet and packed with fun for me personally and my office fellow workers to search your site at the very least three times in a week to see the latest issues you will have. And of course, we are certainly fascinated concerning the striking inspiring ideas you give. Certain 1 points in this posting are undoubtedly the most suitable we've had.
15 de setembro de 2017 às 22:22

atlanta falcons jerseys disse:

Needed to compose you that tiny observation to help thank you again considering the stunning thoughts you have documented at this time. This has been really shockingly open-handed with you to deliver publicly exactly what a few people would have sold for an e book to earn some profit on their own, certainly considering the fact that you could have done it if you considered necessary. The tips additionally worked as the good way to be certain that other people have the identical desire like my personal own to grasp much more when considering this problem. I know there are several more enjoyable times ahead for individuals who looked over your website.
15 de setembro de 2017 às 05:33

jordan shoes disse:

guestbook/guestbook.php
30 de dezembro de 2016 às 02:25

ozbvcXHcU3T disse:

Coaolaturntigns for posting such a useful blog. Your blog isn’t only informative but also extremely artistic too. There usually are extremely couple of individuals who can write not so easy articles that creatively. Keep up the good writing !!


Deixe seu comentário

Seu Nome:

Seu Email:




Leia mais

Pilates mantém a saúde da coluna vertebral

Quem nunca sentiu dores nas costas que levante a mão. Esse é um dos problemas crônicos da modernidade decorrente do estresse, falta de tempo para atividade física e, principalmente, a má postura. O coringa escondido dentro da manga para prevenir o problema atende pelo nome de Pilates.



a Fisioterapeuta .com
Tendências da profissão de Fisioterapia. Debates e comentários sobre teorias, salários, especializações, vagas, empregos, concursos e muito mais
Projetado por Ronnan del Rey